sexta-feira, 2 de agosto de 2013

RESOLVER E IR EM FRENTE

O CAMINHO

"Há duas maneiras para lidarmos com problemas: Ou você Resolve e Caminha ou Administra e Caminha".  
Coach em idiomas Anderson da Silva


O ser humano é, naturalmente, exímio em resolver situações problemáticas. Essa habilidade permitiu ao Homem adaptar-se ao ambiente e sobreviver em situações onde nenhum outro animal conseguiria. Desde os tempos primitivos superou suas fraquezas com inteligência e determinação. A cada fraqueza, uma ideia fantástica surgia como fator compensador. A falta de pelagem espessa para reduzir a dissipação do calor no ambiente fez com que inventassem roupas, a falta de cascos resistentes os levaram a criar sapatos, a ausência de garras afiadas os levaram a compor lanças, dentre tantos outros exemplos de fragilidade superados com inteligência.

Atualmente não temos que nos preocupar com uma série de problemas com os quais nossos ancestrais suaram a camisa para resolver. Os problemas foram enfrentados e, ou foram completamente resolvidos, ou administrados, tornando-se paradigmas aceitáveis. O fato é que não dá para conviver com um problema. Tomar a atitude de confrontá-lo e tratá-lo é o mínimo que pode ser feito para se viver em paz.

Um menino que não saiba nadar vê uma piscina profunda como um problema. Quando ele enfrenta o fato, chega a seguinte conclusão: agora, ou aprendo a nadar ou me afasto das piscinas profundas e me limito às rasas. Aprender a nada é resolver o problema e ir em frente. Afastar-se das piscinas profundas e entender que aquilo está acima de seu potencial, fora de seus interesses, então devo administrar a situação e caminhar. O segundo caminho é mais difícil, pois o menino deverá ser mais cauteloso ao se aproximar de piscinas mas, de fato, é um modo sério de lidar com as coisas.

- O que você toma para Viver Feliz?
- Tomo decisões!

Vamos pensar um pouco em nossas vidas, em como termos resolvido ou administrado nossos problemas. Mais ainda, pensemos se estamos caminhando, ou apenas parados em frente aos problemas que temos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário