terça-feira, 13 de agosto de 2013

CHAPEUZINHO VERMELHO

CONFLITOS INTERNOS
"Há um anjo e um demônio dentro de cada ser. Aquele que você alimentar mais prevalecerá".

Análise da Lenda
Após muitos anos ouvindo chapeuzinho sair da barriga do lobo, venho em defesa do animal.
Ao contrário do que muitos pensam, o lobo não era mau. O lobo era lobo. Além de ter nascido lobo, ele foi ensinado desde filhote a ser lobo. E lobo come carne do que quer que esteja disponível quando a fome aperta. O lobo cresceu VENDO todos os outros lobos comendo outros animais, usando de artimanhas para agarrá-los e roer-lhe carne e ossos. Esse era o lobo.



Por outro lado, a menina não era assim tão boa. Ela ignorou os ensinamentos de sua mãe, não seguiu seus conselhos e praticamente "colocou" o lobo na casa da vovó, contando-lhe para onde ia, o que levava, para quem e o porquê da visita. Depois aceitou a orientação de um LOBO, fazendo exatamente o contrário do que lhe instruiu a mãe, quanto ao caminho a ser percorrido e a não falar com estranhos. "Saiu de casa" com um propósito lindo, mas por falta de maturidade perdeu-se no caminho.





Política


Assim como na história, há muitos homens e mulheres chapeuzinho, que "saem de casa" com uma missão nobre: "alimentar a vovó doente", os filhinhos, os funcionários ou os pobres eleitores. Entretanto, no meio do caminho, são abordados e dão ouvidos aos "lobos maus" esquecendo-se dos ensinamentos e bons costumes de seus pais e mudando completamente seus nobres propósitos e caminhos na vida.

A diferença crucial entre a história contada e a vida real é que aqui o lobo "comprou" o caçador e a chapeuzinho com 30% e 20% do espólio respectivamente e, no final, os três "almoçam" a Vovó, que simboliza o povo já adoentado de tanto trabalhar e contribuir esperando confiante por uma cestinha de frutas e pão que a chapeuzinho entregaria, mas que nunca vem.


E a verdadeira batalha é dentro de cada um de nós!
 
A cada 4 anos entregamos nosso voto a gente que sabemos trabalhar junto aos lobos e confiamos que o caçador nos salvará no final. Fato é que nunca se viu um lobo sendo aberto ao meio e, quando isso acontece, até a Chapeuzinho ajuda a costurá-lo rapidamente (como no caso do mensalão).

O lado bom é que já se cogita substituir chapeuzinho por um dos três porquinhos, nas próximas eleições. Bem, ao menos que seja o Prático, pois Cícero e Heitor tem um histórico de insolvência e desabamento em suas últimas obras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário