domingo, 11 de agosto de 2013

PATERNAL

A FUNÇÃO PATERNA
"O Pai deve ser exemplo e líder espiritual, econômico e moral, principalmente para seus filhos". 
Adm Gilson Lopes

Naturalmente, o homem é um ser de tendências!

Ainda que separados geográfica e culturalmente todas as sociedades percebem e identificam tendências comuns em crianças e jovens, tais como a competição, a violência, o desejo de ser amado e respeitado e a corrupção, mas também tendências à Caridade, amor ao próximo, ao respeito e à família. Em geral, tendemos ao desequilíbrio (emocional, financeiro, afetivo, social, etc.), pois, na infância e juventude, ainda não sabemos lidar com os estímulos externos da vida em grupo.

Sob as óticas social e familiar, cabe aos pais inibirem tendências negativas e prejudiciais e fomentar as positivas e benéficas ao filho. Principalmente se observarmos que tais tendências estão continuamente a


moldar o caráter de cada indivíduo ao longo de sua existência, mas principalmente na infância e juventude. Após moldado a estrutura principal do caráter do indivíduo, dificilmente essa estrutura será completamente alterada, de modo que alguns rearranjos possam ser realizados, mas a estrutura principal será preservada na maioria dos casos.

O pai é responsável pela orientação e pelo exemplo!

A psicologia nos ensina que a casa é a sociedade em miniatura e, que o modo como filhos se comportarão na sociedade derivará do modus operandi vivenciado na Família. Assim sendo, os pais devem ser orientadores dos filhos no que tange ao equilíbrio pela contraposição das tendências. Além de orientadores, devem ser exemplos vivos do equilíbrio e da prática de ações positivas e corretas, pois o exemplo ensina mais que o parlamento.

Parabéns aos Pais que honestamente dedicam sua vida e todos os seus recursos a criar e a cuidar de seus filhos, em especial ao Senhor João Cândido Lopes, meu pai, cujas influências concluíram exatamente no que eu e meus irmãos somos. Feliz dia dos pais!


Em Sociedade

A Sociedade Brasileira (e, porque não, mundialmente) apresenta-se impregnada de uma série de comportamentos desenvolvidos pela tendência. Seja nos incontáveis atos de corrupção no meio público, seja pela politicalha praticada no privado, estamos envolvidos em um processo determinado por tendências que nos influenciam há muitos anos e que, como toda influência, pode ser revertida positivamente a fim de equilibrar a equação, pois o equilíbrio também é um processo natural. 

Basta que os "Pais" da sociedade, nossos dirigentes políticos e líderes de empresas, sejam verdadeiros líderes e ORIENTEM e DEMONSTREM através do exemplo, que a impunidade e a corrupção não prevalecerão em nossa sociedade, prendendo e responsabilizando corruptos por seus atos (seja no mensalão ou em outros casos já apurados), pois dessa forma a tendência à impunidade será equilibrada pela reprimenda aos "filhos arteiros" que ficarão de "castigo" pela "arte praticada".

Pense, mude sua rotina para equilibrar suas ações de forma que se torna mais positivo e bom. Se tem feito muitas "artes" agora é a hora de mudar. Tem sempre alguém olhando e aprendendo com o que você faz.



Nenhum comentário:

Postar um comentário