quarta-feira, 24 de julho de 2013

Você está satisfeito com a sua carreira?
Por Carlos Cruz
 
A sinceridade é uma qualidade fundamental para manter bons relacionamentos no ambiente de trabalho e alcançar melhores resultados, evitando burocracias e perda de tempo. Afinal de contas, tempo é o recurso mais escasso hoje em dia e que não se compra em uma prateleira. Mas, o desafio está na sinceridade que cada um tem consigo mesmo. Esse pode ser o diferencial e até o referencial da sua carreira.

Muitos profissionais buscam conhecer melhor as pessoas com quem trabalham, mas esquecem de conhecer a si mesmos. O autoconhecimento é o primeiro passo para conseguir superar desafios, atuar como um agente de mudanças e vivenciar a auto-realização. Para isso, é fundamental saber quais são os seus pontos fortes e também quais são os pontos fracos, desta forma será possível se proteger das ameaças e aproveitar oportunidades.
Uma pesquisa realizada pela Korn/Ferry, consultoria multinacional de recursos humanos, com 365 empresas da América Latina, sendo 157 no Brasil, revelou que 69% dos executivos-chefes gostariam de mudar o ramo de negócios em que trabalham. Ou seja, mais de dois terços desses empresários estão insatisfeitos com os atuais empregos. Talvez essa seja a comprovação da importância em ser sincero com os seus verdadeiros desejos. É preciso ser realista e perceber se a direção que tem dado para a sua carreira é realmente o que te levará para a realização de algo maior. Talvez algo que esteja alinhado com a sua missão de vida. Do contrário, quando chegar lá poderá ser tarde para fazer o que tanto sonhava.

Eu me conheço?

Essa pergunta tem a proposta de nortear a área do autoconhecimento, a sinceridade que um indivíduo tem consigo mesmo para avaliar as suas habilidades de maneira verdadeira, abrindo-se para feedbacks, para reconhecer como as suas emoções afetam seu desempenho e a ligação entre o que pensa, sente e sua maneira de agir.

Pare alguns minutos antes de enfrentar um desafio que gere alguma dúvida ou tensão emocional e pergunte-se: qual é a emoção que estou sentindo neste momento? Como eu posso pensar e agir diferente nesta situação? Essa é uma oportunidade em que eu posso desenvolver o quê?

Eu me gerencio?

Se conhecer apenas não basta. É preciso trabalhar o autocontrole, que permite uma pessoa pensar antes de agir, conseguindo, assim, administrar seus impulsos para não explodir e depois se arrepender. Ter a capacidade de se adaptar a situações para alcançar um objetivo, além de flexibilidade e foco em momentos de pressão são exercícios do auto-gerenciamento. Tenha sempre um objetivo em mente e pense quais seriam os passos para alcançá-lo.
Pergunte-se frequentemente: qual comportamento construtivo eu posso ter agora para alcançar meu objetivo?

O que me motiva?

É fundamental ter um propósito, um motivo para agir. Estar pronto para agarrar as oportunidades, superar os obstáculos e aprender com eles para seguir em frente é muito importante. Saiba que o fracasso é um julgamento em curto prazo e trabalhe constante e incessantemente em busca de resultados positivos. Uma pessoa motivada é sinal de iniciativa e persistência.

Reflita: suas decisões são motivadas pelo medo de perder ou pela esperança de ganhar? O que você precisa fazer para alcançar seu objetivo? Quais são os seus objetivos na carreira?

Publicado em: 05/07/2010 http://www.calltocall.com.br/site/web/artigos.asp?id_artigo=964

Nenhum comentário:

Postar um comentário