quinta-feira, 23 de maio de 2013

As Regras do Jogo

O ser humano é altamente competitivo!
 
A Natureza, de uma forma geral, estabelece regras imutáveis que privilegiam a evolução dos indivíduos que competem através da adaptabilidade. É possível notar, mesmo em criaturas ainda muito jovens, tal nuance quando uma criança diz à outra: - Vamos ver quem chega primeiro?
 
Mas, qual o segredo para o sucesso nessa competição? E para o fracasso?
 
Sabe-se que uma das premissas do sucesso é conhecer bem as regras do jogo. Quem conhece as regras sob as quais vive e se relaciona tem maiores probabilidades de produzir resultados positivos.
 
 
As regras deveriam nortear cada uma de nossas ações, pois isso permite conhecer-se os limites e as possibilidades que tem-se à disposição. Conhecer os limites nem sempre limita a ação, mas deixa claro os riscos assumidos ao ultrapassá-los. Conhecer as possibilidades permite ajustar os parâmetros para otimizar-se os resultados obtidos. Imagina-se dirigindo um carro em uma rodovia sem placas e perceba que poderia ir devagar demais, por excesso de prudência, demorando demasiadamente a chegar a seu destino, ou ainda, rápido demais, por excesso de confiança, e acabar acidentando-se.
 
Isto posto, conclui-se que conhecer as regras nos permita tender ao equilíbrio.
 
Para os motoristas é fundamental conhecer o CTB - Código de Trânsito Brasileiro
Para qualquer brasileiro é essencial conhecer a CFB - Constituição da República Federativa do Brasil
Para todo consumidor é preciso conhecer o CDC - Código de Defesa do Consumidor
Para o trabalhador é fundamental conhecer como pode ser útil ao Mercado.
 
Estas são as regras básicas, mas há outras mais profundas como, por exemplo, as regras biológicas do ser humano e do ambiente a que está inserido. Indivíduos com pleno conhecimento dessa regra jamais farão uso de substâncias tóxicas (cigarro, drogas, alimentos sintéticos, etc.) ou ficarão voluntariamente expostos a riscos físicos e psicológicos.
 
Só é livre aquele que conhece todas as possibilidades e suas consequências e faz escolhas considerando cada pequena implicação.
 
"A cada um será dado segundo suas obras".

Nenhum comentário:

Postar um comentário